Saber quem é o público-alvo é prioritário para qualquer empresa ou negócio. Saber para que quem estamos a vender o nosso produto é uma base estratégica de marketing fundamental.
Já deve ter ouvido falar na Persona. Sabe o que é? É uma personagem, normalmente semifictícia, criada pelo departamento de marketing das empresas. A Persona é um perfil para o qual vamos direcionar a nossa atenção. Ou seja, os departamentos de marketing vai comunicar, quase, exclusivamente, para este perfil.
Exemplificando: o nosso ‘alvo’ deixa de ser ‘homens dos 20 aos 30 anos, com um salário entre os mil e os dois mil euros’, e passa a ser ‘um homem de 23 anos, com um salário de mil euros, que frequenta restaurantes e não gosta de trabalhar’.
Criada a persona, toda a estratégia de marketing vai ser feita tendo em conta esse perfil, o qual vai representar grande parte do público consumidor da sua empresa.
Estratégia de marketing
A criação de uma Persona vai dar uma maior personalização ao marketing e criar uma maior ligação e empatia com o público.
Assim, esta persona tem histórias para contar, tem um certo estilo de vida, hábitos de compras, redes sociais favoritas, hobbies, dúvidas e dores. Ao descobrir tudo isto, a equipa de marketing vai ter uma imensidão de possibilidades com que trabalhar.
Em síntese: o conceito de público-alvo é geral, enquanto a Persona vai muito mais ao detalhe, apresentando, por isso, a possibilidade de storytelling (contar histórias que engajem).
Criação da Persona
Quando se fala em Persona, fala-se numa definição específica, com uma personagem especifica, com detalhes sobre hábitos de trabalho e que se foca em perceber qual é o consumidor ideal. Já o público-alvo tem uma definição mais abrangente, não se refere a ninguém em concreto, não fala sobre hábitos.
Além disso, quando nos referimos a público-alvo, trata-se de pessoas que podem, eventualmente, comprar o nosso produto.
A criação de uma Persona já demonstrou resultados substanciais em termos de eficácia de estratégia de marketing. Ao saber quais são as dores e os desejos do consumidor, a equipa de marketing vai, depois, trabalhar com essa informação e produzir conteúdo nesse sentido.
Posteriormente, os seus consumidores vão ganhar bastante afinidade com a marca e ser-lhe-ão leais.
Concretização de sonhos
Imaginando que vai abrir a sua empresa e não sabe qual é o seu público-alvo, o que deve fazer? Estudar o mercado que já existe na área e tentar perceber se os consumidores são ‘empresas’ ou pessoas. Bem como, onde moram e se os seus produtos se destinam a homem, mulher ou se são para ambos. Tentar, ainda, perceber qual a sua idade, quanto recebem, que estudos têm e qual o seu estado civil.
Depois de criada esta base, e caso pretenda elaborar uma Persona, tente aprofundar conhecimentos sobre o seu consumidor.
Ou seja, perceber qual o estilo de vida dessa Persona. O que gosta de fazer, o que não gosta, do que tem medo, o que pretende alcançar e que assuntos segue e que temas gosta.
Explore todas as possibilidades para criar a sua Persona a partir do seu público-alvo. Depois dê asas à criatividade para elaborar uma comunicação com que as pessoas se identifiquem!
Caso de sucesso
Um exemplo prático de uma boa utilização da criação de uma Persona é a Uniarea.
A Uniarea é uma empresa que foi criada para atuar junto de jovens universitários, ajudando-os com conteúdo relevante e informações essenciais. Foca-se na realização pessoal e na concretização dos sonhos deste público, como os próprios descrevem.
Tendo estudado bem o seu público-alvo, não se ficaram por aí. Não se limitaram a perceber a média de idade do público, o sexo, ou a formação.
Na Uniarea foram mais longe, e tentaram identificar quais os objetivos, os hobbies e as redes sociais que mais utilizam estes jovens. As piadas que mais gostam e, principalmente, as suas ‘dores’.
Modelo de referência
E, ao saberem tudo isto, através da criação de uma persona, puderam fazer uso das redes sociais para chegar aos seus consumidores. Com as informações recolhidas são feitas publicações que obtêm sempre várias interações, pois abordam temas relevantes das vidas dos seus consumidores.
Esta empresa não se limitou a descobrir qual o seu público-alvo e toda a personalização do conteúdo permitiu uma enorme ligação com os seus consumidores. E os resultados são notórios. Aceda à página das redes sociais da empresa e veja a interação entre a empresa e o consumidor, só para ter um modelo de referência!
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