04/03/2022 às 19:06 Consultoria Marketing

O poder do networking

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A prática de Networking é cada vez mais comum e há já algum tempo que mudou o cenário do mundo empresarial. Tem sido, inteligentemente, aproveitado pelas startup.

Fazer networking é criar e cultivar relações com outros profissionais de diversas áreas, podendo usufruir delas no imediato ou no futuro. Para alguns profissionais, o networking assume uma relevância assinalável, no sentido em que abre portas a parcerias e a alguns negócios inesperados.

O propósito desta rede de contactos é o de trocar informações mutuamente, com o objetivo de potenciar oportunidades e crescimento contínuo e em simultâneo.

O Networking é uma excelente oportunidade para cultivar relações, fazer proveito delas e estimular a criatividade através de uma constante troca de ideias. É essencial que a abordagem de todas as partes se baseie na sinceridade e honestidade. É importante que esta rede se baseie em critérios de credibilidade/confiança.

Assim, se fizer parte de uma rede de networking, partilhe o conhecimento que adquiriu sobre algum novo saber da sua área, mostre-se útil para os outros, para que estes confiem em si e aumente a sua credibilidade. O seu nome e a sua empresa vão ganhar muito mais visibilidade se demonstrar conhecimento de causa, interesse e utilidade aquando de reuniões de networking.

Concorrente não é inimigo

O objetivo é o de partilhar conhecimento e nunca o de participar apenas para adquirir informações. A troca de ideias e informações vai contribuir para um crescimento contínuo, eficaz e simultâneo. Ajuda a área a crescer como um todo e contribui para a potencialização no mercado. Utilize as dicas e os contactos fornecidos para o futuro, mesmo que não precise deles no imediato.

É esse o propósito desta prática! A base de uma reunião é que se faça ouvir, mas também que saiba escutar. A intenção é que haja uma cooperação dentro da concorrência. E lembre-se que um concorrente não é um inimigo! Se todos adotarem esta postura, verá que o Networking se vai revelar uma prática muito útil para o crescimento da sua empresa!

Os contactos que mantém não devem ser apenas simbólicos, devem sim basear-se num relacionamento trabalhado. Fomente esse relacionamento e ganhará uma ajuda preciosa para o futuro. Afinal, se se deparar com um problema profissional, quem melhor do que um amigo que entenda tanto da nossa área, como nós?

Um conselho, um problema por resolver, uma estratégia por delinear, um contacto por fornecer… é a sua rede que o/a poderá ajudar numa situação destas, e é por isso que deve preconizar um bom relacionamento!

E, claro, quando as pessoas que compõem essa rede precisarem, também tem de estar disponível para prestar auxílio!

Aposte em relações duradouras e de confiança!

Ah, e trabalhe na sua presença! Quando começar a entrar numa rede vai receber convites, propostas, reuniões… e quando assim for, tente sempre estar presente. Evite faltar. Podem surgir ideias e contactos muito úteis, tal como oportunidades sem igual. Além disso, vai estar a gerar confiança ao demonstrar disponibilidade. Quando estiver numa destas reuniões, não deixe de compartilhar ideias.

Lembre-se: participar gera confiança, promove a troca de informações, ganha contactos, mais visibilidade, e, gera mais negócio! 



04 Mar 2022

O poder do networking

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